Equipamentos para dar condição ideal de luz e iluminação

0 1.941

A etimologia da palavra “fotografia” já possui “luz” e quer dizer “escrita com luz”. Não só no nome, como em todo o processo de produzir imagem, a luz se faz necessária. A luz também é essencial para a criação de climas, volumes e texturas na imagem. Dependendo da posição e intensidade do recurso luminoso, um determinado efeito vai ser produzido na foto, ou filmagem.

Com o sol, fonte de luz natural, alguns horários são preferenciais para fazer imagens. Eles são o amanhecer e o anoitecer. Com a luz artificial, podemos produzir a condição essencial para uma boa imagem e também podemos produzir exatamente o efeito que queremos. Para isso, o fotógrafo precisa de todo o equipamento de iluminação necessário para um trabalho profissional. Vamos listar alguns dos equipamentos que podem ser usados:

Flash tocha

Esse flash é o mais utilizado em trabalhos profissionais de fotografia e filmagem. Cada tocha eletrônica possui dois tipos de lâmpadas: a halógena e a quartzo, que é o flash.
A luz principal é contínua, com cor baixa, que simula a luz do flash. Esta luz principal fica acesa durante toda a preparação para a produção da imagem e ela é posicionada pelo fotógrafo de acordo com o efeito que ele deseja produzir. Já o flash só é acionado quando a Câmera Digital é disparada.
Na Emania Foto e Vídeo, diversos modelos de flash tocha podem ser encontrados.

Flash Tocha
O flash tocha é um dos elementos mais importantes em um estúdio

Gerador de potência

O gerador de potência é uma unidade eletrônica que pode ser conectada aos flashs. Um gerador pode atingir até 5 mil watts. Esses equipamentos fotográficos podem ser simétricos e assimétricos: os simétricos dividem a potência do flash igualmente e os assimétricos podem ser programados para emitirem diferentes combinações de potências entre as tochas do flash.

Modificadores de iluminação

Há diversas opções de modificadores de iluminação, inclusive na loja online Emania Foto e Vídeo. Esses equipamentos têm como objetivo mudar as características da luz emitida pelas outras ferramentas de iluminação a fim de atingir o tipo de iluminação necessária para determinado trabalho.

Estúdio Fotografico
Os modificadores permitem que o fotógrafo produza a luz ideal para o que é fotografado.

SoftBox

O SoftBox é um dos modificadores de iluminação mais comuns do mercado. Quando a luz do flash passa pelos tecidos deste equipamento, ela fica mais suave e destacada detalhes da imagem a ser produzida.

Refletor parabólico

Outro modificador de iluminação é o refletor parabólico que proporciona uma iluminação direcionada em determinado elemento da imagem.

Colmeia

A colméia fica acoplada ao refletor e ajuda a produzir uma iluminação concentrada, diferenciando região iluminada e região escura da imagem.

Snoot

Esse modificador possui o formato de cone e funciona como concentrador de luz. Ele é utilizado para fotografia de pequenos objetos e pequenos detalhes de uma cena.

Rebatedores

Os rebatedores são comercializados nas cores branca, prateada e dourada, cada um com uma função: o rebatedor branco proporciona uma luz suave, o rebatedor prateado já produz uma luz mais dura e seca, assim como o dourado, que além disso, adiciona temperatura na imagem.

Esses são alguns dos equipamentos que podem auxiliar a produção de imagem de um fotógrafo profissional e de quem começa a se aventurar e a montar um estúdio fotográfico.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.