Equipamentos para evitar as fotos tremidas

0 570

Para quem começa a se aventurar no mundo da fotografia, fazer fotos sem tremer pode ser um desafio. Ainda mais se as condições de luz e ambiente não forem boas para fotografar. No entanto, ajustando as configurações da câmera e adquirindo equipamentos profissionais, o efeito de trepidação pode ser suavizado e até mesmo eliminado.

Configurações de câmera

Função “estabilização”

As câmeras profissionais, semi profissionais e compactas possuem algumas funções que ajudam a reduzir o efeito de deslocamento da câmera que faz com que as imagens fiquem tremidas. Uma delas é a função de “estabilização”. Em muitas câmeras essa função já é acionada automaticamente. Vale a pena pesquisar a câmera que você tem em mãos para descobrir se a “estabilização” está ligada. Se não estiver, é só selecioná-la.
Essa função tem o objetivo de fazer com que a câmera acompanhe o movimento da mão para a foto não tremer. Isso pode ser feito através do deslocamento do sensor, das lentes, ou de forma digital.

Obturador

Aumentar a velocidade do obturador pode ajudar na produção de fotos menos tremidas. No entanto, será necessário aumentar o ISO e a abertura para que a foto não fique muito escura.
Em câmeras compactas, na quais mudar a velocidade do obturador não é possível, há uma alternativa: o modo “Esportes” é o mais adequado na hora de fazer imagens em movimento e para as fotos não ficarem tremidas.

Tripé

Mas é o tripé a peça mais eficiente na hora de evitar fotos tremidas. Fotógrafos profissionais e especialistas garantem que tanto para fotografias, quanto para filmagem, o sistema de estabilização preferido continua sendo essa peça, independente das configurações da câmera e das condições de luz do ambiente. No entanto, não custa nada atrelar o tripé às configurações para garantir, ainda mais, uma foto “congelada”.
Por exemplo, fotos com exposição próxima a um segundo são quase impossíveis de serem feitas sem o auxílio de um tripé. A não ser que a mão do fotógrafo seja muito bem treinada e estável.
As opções de tripés para foto e vídeo são diversas e podem ser encontradas na Emania. Os profissionais, por exemplo, possuem pernas independentes que facilitam o nivelamento em terrenos que não são planos.
Os tripés portáteis, apesar de também evitarem as fotos tremidas e dos preços mais baixos, são um pouco mais limitados por não terem a mesma estabilidade e qualidade dos profissionais.
Já os mini tripés são indicados somente para fotografias e filmagens internas, já que dificilmente terão estabilidade para segurar um terreno irregular e intempéries como ventos. Os mini tripés podem ser usados com tranqüilidade em auto-retratos e vídeo depoimentos.

estabilizando_imagens_tripe_tipos (1)

Estabilizadores para filmagem

Além dos estabilizadores para fotos já citados, existem aqueles específicos para que as filmagens não fiquem tremidas. Apesar de serem destinados a filmadoras, nada impede que uma imagem estática seja feita com esses equipamentos.

estabilizando_imagens_outros_tipos

Portáteis

Os estabilizadores portáteis são uma opção que permite que uma mão fique livre para regular outras funções da câmera, como zoom e foco.

Coletes

Há também os modelos com coletes, que são os que garantem melhor a estabilidade da imagem. Eles são indicados para uso profissional e para longas sessões, já que o colete ajuda a aliviar o peso da câmera.

estabilizando_imagens_steady

Grip

O estabilizador de mão “grip” ou Estabilizador de Mão Escorpião é indicado para esportes radicais devido à mobilidade do equipamento, já que não fica preso ao corpo, ou a outro equipamento maior.

Flycam

O estabilizador “flycam” também conhecido como estabilizador de mão com pesos é um modelo versátil e pode ser usado em diversas situações. Os pesos podem ser ajustados de acordo com a variação do peso do corpo e da câmera conforme os movimentos para a captura de imagens.

Dolly

Os estabilizadores com deslizamento sobre trilho, os “Dolly”, são muito usados na produção de filmes profissionais e garantem uma filmagem superestável, no entanto, o movimento fica limitado à extensão dos trilhos.

Shoulder rig

Outra opção de estabilizador é o “shoulder rig”. Esse equipamento faz com que a câmera fique apoiada nos ombros do fotógrafo, dando uma boa estabilidade à imagem.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.