OS PRINCÍPIOS DA LUZ NA FOTOGRAFIA E NO CINEMA – GELATINAS

0 2.360

Continuando com a nossa série sobre Os Princípios da Luz na Fotografia e no Cinema: Luz e Cor e Temperatura da Cor , o tema de hoje é sobre as gelatinas de correção de luz.

Gelatinas de Correção
Gelatinas de Correção

As gelatinas de correção (color correction gel) são filtros flexíveis utilizados para alterar a temperatura de cor de determinada fonte de luz. Fabricadas em poliéster, com a impregnação profunda do pigmento, que se mistura definitivamente com a base plástica, num sistema de alta tecnologia,  colocando o pigmento entre duas camadas de filme de poliéster, tornando o material resistente ao calor e às ranhuras externas.

Existem outros tipos além das gelatinas de correção, tais como:

– Gelatinas Difusoras

– Gelatinas Rebatedoras

– Gelatinas de Efeito

Neste post nós vamos focar nas principais Gelatinas de Correção:

CTB (Full Color Temperature of the Blue)

Gelatina - CTB
Gelatina – CTB

São gelatinas (filtros) para conversão da luz de tungstênio são utilizados para balancear as fontes de luz incandescentes, igualando fotograficamente com a luz do dia. A série CTBs (azul) são utilizadas para aumentar a temperatura em graus Kelvin, para proporcionar similaridade com as fontes de luz do dia. São bastante úteis para suprimir o aparecimento da cor laranja (quente), que é característica das lâmpadas incandescentes, sendo também utilizados para aumentar a vida útil das lâmpadas de HMI que, quando já velhas, perdem a temperatura de cor original. Convertem fonte incandescentes 3200°K em luz do dia e podem também, converter, parcialmente, a temperatura Kelvin da fonte para se equilibrar com as variações da luz do dia ou para criar efeitos artísticos.

Gelatinas - CTB
Gelatinas – CTB
Catálogo Rosco Cinegel
Catálogo Rosco Cinegel

CTO (Full Color temperature of Orange/âmbar)

Gelatina - CTO
Gelatina – CTO

São gelatinas (filtros) usadas quando a filmagem ocorre em ambientes internos à 3200°K, havendo janelas ou entradas de luz do dia (5500°K), que requerem a conversão para 3200°K. Correções parciais também são possíveis, ao invés da correção total caso seja a intenção de preservar a tonalidade azulada da luz do dia.

Gelatinas - CTO
CTO
Catálogo Rosco Cinegel
Catálogo Rosco Cinegel

ND (Neutral Density)

São gelatinas (filtros)  utilizadas para reduzir a intensidade de luz incidente, sem alterar a temperatura de cor do balanceamento. Eles são usados em conjunto com os filtros de conversão, quando trabalhamos em 3200°K e como filtros simples, quando o balanceamento é feito no interior.

Gelatinas - ND
Gelatinas – ND
Gelatinas - ND
ND

Gelatinas para lâmpadas fluorescentes (Fluorofilter)

Um destes tipos de gelatina é a Fluorofilter que permite remover o excesso de tonalidade verde criada pelas luzes fluorescentes. Um exemplo de utilização é uma gravação efetuada em um local iluminado predominantemente por lâmpadas incandescentes. Neste caso, os filtros utilizados nas lâmpadas fluorescentes do tipo “luz do dia”, de tonalidade marrom-avermelhado, além de retirar o excesso de verde aproximarão a temperatura de cor das mesmas para 3200K. Estes filtros são bastante práticos quando existem facilidades para instalá-los diretamente nas lâmpadas, e principalmente, quando estes aparecem no quadro na forma de contra luz. A aplicação do filtro 3310 – Fluorofilter.

Gelatinas - Fluorofilter
Gelatinas – Fluorofilter
Gelatinas - Fluorofilter
Fluorofilter

Gelatina para lâmpadas fluorescentes  (Tough Plusgreen)

Se, em outra situação, a iluminação predominante for a de luzes fluorescentes, e lâmpadas incandescentes e/ou refletores deste tipo forem utilizados para complementar a iluminação, podem ser utilizados sobre os mesmos gelatinas de tonalidade verde, para aproximar a temperatura da luz incandescente para a temperatura das luzes fluorescentes. Os filtros Tough Plusgreen são utilizados para adicionar maior quantidade de verde, balanceando outras fontes de luz com o verde emitido pelas lâmpadas fluorescentes. Da mesma maneira, podem ser aplicados com outras fotnes de luz como HMI, LED ou ARCO de luz branca.

Gelatina - Plusgreen
Gelatina – Plusgreen
Gelatinas - Plusgreen
Plusgreen

– Gelatinas para lâmpadas fluorescentes (Tough Minusgreen)

Gelatinas de cor magenta aproximam a temperatura de luzes fluorescentes para a luz do dia, podendo ser empregadas sobre estas por exemplo em uma sala iluminada por lâmpadas fluorescentes e luz proveniente do Sol. Os filtros Tough Minusgreen absorvem o excesso de verde e produzem uma aceitável fotografia diurna (daylight) com as lâmpadas “branca fria” e “luz do dia”. O Tough Minusgreen serve para a maioria das aplicações, e os filtros Tough 1/2, 1/4, e 1/8 Minusgreen absorvem parcialmente o verde.

Gelatinas - Minusgreen
Gelatinas – Minusgreen
Gelatinas - Minusgreen
Minusgreen

Eu apresentei as principais gelatinas utilizadas no mercado de cinema, vídeo e fotografia, as maiores fabricantes de gelatinas são a Rosco e a Lee Filters. A Rosco é a empresa que está bem solidificada no mercado brasileiro, por isso mais fácil encontrar produtos da Rosco do que da Lee Filters. Elas são comercializadas em rolos com 1,22m de largura por 7,62m de comprimento ou alguns modelos com 1,52m de largura por 6,10m de comprimento. Você pode ver minhas matérias falando mais especificamente sobre os catálogos de gelatina de correção Rosco cinegel e o catálogo de gelatinas de efeito!

gelatinas

Abaixo seguem três vídeos bem demonstrando a utilização das gelatinas de correção

Abraços a todos e até o próximo post!!!

Fernando Rozzo

Color Correcting to Daylight and Tungsten

Color Correcting Fluorescents

Rosco Industrial and Urban Vapor Gel

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.