5 Dicas para Tirar Fotos Embaixo D’água

0 734

As fotos embaixo d’água sempre foram uma febre, as mídias sociais e os filmes de Hollywood estão lotados destas imagens. Isso não acontece por qualquer motivo, os retratos de piscina, ou mesmo em águas livres, são extraordinários e transmitem grande emoção.

Contudo, se esta iniciando na fotografia subaquática precisa entender bem mais do que a melhor forma de fotografar peixes ou plantas. Por isso aqui vão algumas dicas de como tirar fotos embaixo d’água e obter o melhor resultado com elas.

1. Mantenha a mente aberta

Está é uma regra básica, embaixo d’água tudo é diferente. A iluminação, por exemplo, segue princípios e padrões diferentes do que em terra firme. As luzes precisam ser cerca de 6 vezes mais fortes, dependendo da profundidade e a distância do objeto ou modelo a ser capturado. A claridade precisa ser constante embaixo da água para manter uma boa foto, talvez a luz do ambiente não seja suficiente e você precise usar de flashes conectados diretamente à câmera fotográfica.

E isso não é tudo, você e seus modelos têm de se adaptar a fotografia em um ambiente com gravidade próximo a zero. Além disso, os adereços e roupas vão agir de forma diferente neste novo cenário. Em quanto um vestido todo branco pode parecer maravilhoso na superfície, na água ele pode se tornar transparente e acabar com sua sessão de fotos.

Não importa quanto tempo você é fotógrafo está prestes a entrar em um campo que vai fazê-lo se sentir como um novato e incrivelmente emocionado! Mas se você entrar nele com uma ideia rígida de como funciona a fotografia, vai se frustrar e desanimar tão rápido que nem chegará a fazer uma foto se quer. Portanto, mantenha uma mente aberta e esteja preparado para ver as coisas sob um novo ponto de vista.

2. Compre o equipamento adequado
Fotos Embaixo D’água

Desculpe desapontá-lo, mas tirar fotos embaixo d’água não é para curiosos. Basta um único vazamento em seus equipamentos de fotografia e pode ter um prejuízo nunca visto e acabar com todo o seu projeto.

Se todos os fotógrafos subaquáticos soubessem disso logo no inicio de suas carreiras, teriam evitado uma pilha de prejuízos e desapontamentos. Se você quer mesmo ingressar com tudo nesta empreitada precisa levar realmente a sério e fazer todo o investimento necessário para obter as melhores ferramentas com essa finalidade, caso contrário pode acabar “morrendo afogado”.

Existem inúmeras bolsas a prova d’água para o seu equipamento e muitos outros acessórios que podem ser muito úteis. Talvez você se sinta tentado a comprar o primeiro que apareça e o mais barato, mas este pode ser um tiro que acaba saindo pela culatra.

A melhor coisa a fazer é se perguntar o que deseja com a fotografia embaixo d’água, se for apenas um passa tempo alugue alguns equipamentos e tudo estará resolvido. No entanto, se deseja transformar isto em uma carreira séria, recomendo que compre algumas ferramentas e de preferência as melhores para não jogar seu dinheiro fora.

3. Conheça as águas
Fotos Embaixo D’água

Você pode pensar que águas são todas iguais e que não importa se ela está na piscina de um hotel, ou no lago próximo a sua casa, mas você está profundamente errado. Algumas vezes as águas que lhe parecem bem claras a olho nu, podem sair escuras e distorcidas em suas fotos, isso porque as substâncias químicas presentes na água podem ser capturadas pela câmera fotográfica e mesmo assim permanecem imperceptíveis aos nossos olhos.

É claro que quanto mais natural for o ambiente, melhor será sua fotografia. Mas, se não puder fotografar toda a sua vida em um lago, recomendo que conheça bem o ambiente que será seu cenário e faça alguns testes com sua câmera antes de iniciar o ensaio fotográfico.

Existem também outros fatores que precisam ser levados em conta. Em oceanos ou mares abertos, por exemplo, você corre o risco de se deparar com alguns animais perigosos, como águas vivas e tubarões, só para citar alguns. Deste modo, tome os cuidados necessários para este empreendimento não acabar em pesadelo e se necessário, conte com a ajuda de um bom conhecedor da área para evitar surpresas desagradáveis.

4. Mantenha o foco de sua imagem
Fotos Embaixo D’água

Para fazer uma boa foto embaixo d’água você precisa reduzir a quantidade de água entre o objeto e sua câmera, para isso vai querer fotografar o mais perto possível do personagem principal da foto. Desta maneira, procure ajustar o foco da câmera da maneira correta e usar lentes adequadas para manter o destaque no que interessa em suas fotos, caso contrário elas podem sair uma bela coleção de águas vazias e sem nexo.

Não quer dizer que você precisa ter um objeto sempre em destaque em suas fotos, quando o protagonista não importa, ou não existe na cena, você estará livre para capturar tanta água quando puder, e quiser, em sua imagem sem nenhum problema. Por outro lado, se há um foco destaque-o o quanto puder!

5. Mergulhe!
Fotos Embaixo D’água

Eu nem preciso dizer que as melhores fotos subaquáticas estão justamente embaixo d’água, não é mesmo? Então, é exatamente lá que você deve estar. Mergulhe o quanto for necessário e possível para obter o maior número de fotos e selecionar as melhores delas. Não esqueça de usar equipamento de mergulho, se necessário, e praticar como pode segurar a respiração submerso, não só vai ajudar bastante em seu trabalho, como pode eliminar o esforço de carregar equipamentos de mergulho pesados e diminuir o investimento necessário.

Se estiver passando por dificuldades na hora de afundar, experimente fazer algumas aulas de mergulho ou usar de pesos fixados a sua roupa para ajudá-lo a ficar no fundo por mais tempo. Logicamente, tudo isto deve ser feito com a maior segurança possível, mas estes pequenos truques podem ajudá-lo a obter as melhores fotos embaixo da água com o mínimo de esforço.

A fotografia embaixo d’água pode ser fascinante ou desastrosa, tudo depende dos cuidados que você irá tomar. Aqui, foram citados apenas alguns deles, porém, sinta-se a vontade para deixar a sua dica de como tirar fotos embaixo d’água, garanto que todos irão adorar!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.